quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cuidados com as unhas!

Momento... GURIA PARA TUDO!


Ao contrário do que muitos pensam, as unhas não são apenas um complemento do corpo que tem como principal função proteger as pontas dos dedos ou aumentar a capacidade das mãos para pegar pequenos objetos. Além do aspecto estético, que também faz parte dos cuidados com a beleza e higiene, o que poucas pessoas sabem é que as unhas refletem nosso estado geral de saúde.
Assim como a pele e os cabelos, as unhas também precisam de cuidados que muitas de nós dispensam. Qualquer alteração tanto na superfície (ondulações, descamação, fragilidade), quanto na coloração (manchas na lâmina ou no leito ungueal), quanto na forma da lâmina ungueal (mais convexa ou mais côncava) devem ser consideradas como sinais importantes. Muitas vezes, alterações nas unhas são sinais de doenças ou problemas nutricionais que devem ser investigados.
Uma doença muito comum nas unhas, principalmente nas dos pés, são asonicomicoses. Trata-se de infecções causadas por fungos que acometem principalmente o corpo da unha, as regiões laterais e debaixo da unha, e que  proliferam-se rapidamente, pois os fungos causadores das micoses de unhas se alimentam da queratina existente em grande quantidade nessas regiões. Os principais sintomas são: unhas com manchas esbranquiçadas, amareladas, ou tons arroxeados, unhas que apresentam ondulações, ou estão ocas, opacas, espessas (duras). Suas principais fontes de contágio são o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras. O tratamento das onicomicoses se dá através da higienização das unhas, bem como o cuidado na limpeza dos materiais usados na manipulação das mesmas. Porém, muitas vezes é necessário o uso de comprimidos ou loções antifúngicos.
Ainda falando das onicomicoses, algumas mulheres optam pelo uso das unhas postiças para ter unhas longas e perfeitas, muitas porém não sabem, mas não basta comprar as próteses de unhas, colar e pronto. Deve-se ter um certo cuidado, pois ao usar unhas postiças o risco de se desenvolver fungos torna-se muito maior. É importante por exemplo, não colocar as próteses de unhas no mesmo dia do corte das cutículas e observar se há formação de ar entre a unha e a prótese, pois há riscos de desenvolver microrganismos que podem danificar a unha e causar até uma infecção em sua matriz.
Outra queixa comum é a fragilidade das unhas, com descamação e quebra da lâmina ungueal, que geralmente afeta as unhas das mãos. Neste caso, pode ser um sinal de alteração de tireoide ou de dietas muito restritivas ou carências nutricionais.


Mavala Scientifique é um endurecedor que penetra instantaneamente, selando as 3 camadas das unhas, impedindo assim que elas se partam ou se dobrem. Assim, suas unhas podem restaurar seus crescimentos de forma normal.

O produto deve ser aplicado 1 a 2 vezes por semana sobre a borda livre da unha. As unhas devem estar limpas, livres de qualquer produto e lixadas. É de extrema importância nunca se aplicar o produto nas cutículas ou na pele, pois há risco de endurecimento da epiderme. Caso acidentalmente haja contato com a pele, lave rapidamente.

P.S.: Dizem que esse produto faz m i l a g r e! Mas, eu não posso comprovar por que nunca usei. Na verdade é uma das minhas próximas aquisições. Aí conto pra vocês...
Procure manter uma dieta equilibrada. O fator básico para que suas unhas sejam fortes é a alimentação. Você deve ingerir diariamente a quantidade certa de nutrientes indicada para a sua idade e sua estrutura corpórea. Uma alimentação equilibrada normalmente supre as necessidades de nutrientes para a saúde das unhas, mas algumas vitaminas e minerais como  biotina, zinco, silício, vitamina A, além de aminoácidos, podem ser  usados visando melhor aporte de nutrientes para as unhas.
IMPORTANTE: Fique atenta aos sinais. Mudanças na unha podem sinalizar um problema de saúde. Notando alterações, procure um dermatologista.
Prontinho! Estes e outros cuidados contribuem com a saúde e beleza das nossas unhas, que assim como os dentes, são nosso cartão de visitas. Afinal, de nada adianta estar com uma linda maquiagem, uma produção de arrasar e com as unhas cheias deformidades. Evite incômodos e constrangimentos, cuide-se!
[love]

Nenhum comentário:

Postar um comentário